Publicado por: Marlene Aparecida Manteli
O Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Monte Azul Paulista aprovou, na noite da última terça-feira (14), em reunião no Plenário Palmiro Torrieri da Câmara Municipal, o regimento interno que vai nortear as ações do grupo.
Formado em 21 de outubro do ano passado, o Condema voltou a se reunir para finalização da composição dos membros e suplentes, na tarde do último dia 9, na EMEF Aureliano Junqueira Franco, quando também foi apresentada proposta de regimento interno. Por sugestão do presidente do Condema, Júlio Cesar dos Santos, cada membro recebeu cópia do regimento, para facilitar a votação na reunião seguinte, a do dia 14.
O consultor ambiental Giuliano Branco, da Saff Consultoria, apresentou as Diretivas do Programa Ambiental Estratégico do Município VerdeAzul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, enfatizando a importância da descentralização política ambiental. “Todo segmento da sociedade precisa saber por que é necessária a preservação do meio ambiente”, afirmou ao falar da Educação Ambiental.
Segundo Branco, quase todos os municípios paulistas estão inscritos no Programa Município VerdeAzul, mas apenas cerca de 150 estão certificados. “Monte Azul Paulista ainda não atingiu os 80 pontos necessários para a certificação no Município VerdeAzul, mas, agora, com a reativação do Condema, vamos trabalhar para atingir todas as diretivas que o programa exige”, disse o presidente do Condema, enfatizando a importância da criação de leis ambientais. “A pontuação que Monte Azul Paulista conseguiu no programa foi graças à criação de várias leis ambientais, agora vamos colocar em prática essas leis”, justificou.
Além da exposição das diretivas do programa, discussão e sugestão, bem como a aprovação do regimento interno, foram feitas algumas alterações na formação do Condema (membros e suplentes), que ficou como segue: Júlio César dos Santos e José Álvares Peres Neto (Saemap – Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente de Monte Azul Paulista); Fabiano Piccolo Bortolan e Antônio da Costa Filho (Câmara Municipal); Marcelo Alexandre Hernandes e José Roberto Teixeira (Aproam – Associação Protetora dos Animais); José de Souza Molico e Valéria Camargo Costa (Sindicato dos Trabalhadores Rurais); soldados Fábio Gonçalves Zava e Alexandre Rodrigues (Polícia Militar); Regina Helena Del’Arco e Janaína Rocha Bocato (Secretaria Municipal de Educação); João Francisco Massoneto Júnior e Rodolfo José do Amaral dos Santos (Associação Kaiowas); Florentino Irineu Sacchetim Júnior e Rafael Centeno (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Tecnológico); Jenivaldo Roberto Manoel Félix e Lucimara Ribeiro (Secretaria Municipal da Saúde); Marcelo Fávero Cardoso de Oliveira e Lucila Del’Arco do Nascimento (OAB – Ordem dos Advogados do Brasil).
Desde a primeira reunião, ficou definida a seguinte diretoria para o Condema: Júlio César dos Santos (presidente), Antônio da Costa Filho (vice-presidente) e Marcelo Alexandre Hernandes (secretário). Tal diretoria poderá sofre alteração em razão da mudança de titular e suplente, o que deverá ser definido na próxima reunião, em data a ser divulgada. (Marlene Manteli – Jornalista – Publicado no Jornal acidade, em 18 de setembro de 2010 – pág11)
Comentários
Adicione seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.