Notícias



Vereadores de Monte Azul Paulista participam de reunião extraordinária do Comitê de Combate à Dengue



Publicado por: Marlene Aparecida Manteli


Prefeito diz que vai contratar 30 agentes de saúde para auxiliar os agentes do controle de vetores no trabalho ‘casa a casa’ e controlar a doença como foi feito no passado

Os vereadores Ana Maria Fonzar Plaza (PTB), Antônio da Costa Filho (PV), Eliel Prioli (PMDB), Euro Blattner (PMDB), Pedro Terra (PMDB), Percival Rogge (PP), Raquel Lauriano de Souza (PT) e Tiago Fabrício Pontes (PP) participaram da reunião extraordinária do Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção no Combate à Dengue, realizada na tarde da segunda-feira, 10, sob a presidência de Carlos Nunes Patrício de Almeida, que teve como objetivo discutir a real situação do município em relação à dengue, bem como as diretrizes indicadas pela Sucen – Superintendência no Controle de Endemias, em casos de emergência.
Participaram também da reunião o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Otaviano dos Santos (PMDB), a coordenadora da Vigilância Sanitária, Karine Gonçalves Guedes, o supervisor do Controle de Vetores, Lucimar Fernando Mazziero e seus agentes, a profissional de IEC – Instrução, Educação e Comunicação, Kelly Cristina Livólis, a interlocutora de dengue do Grupo de Vigilância Epidemiológica, Marta Aparecida Felisbino de Oliveira, a diretora técnica de Vigilância Sanitária, Hilda M.Elias, bem como a articuladora regional da dengue (DRS 5) Eliani Rosa Ribeiro. O prefeito Paulo Sérgio David não compareceu à reunião, por motivos não informados, nem enviou representante, apesar de ter sido cientificado da importância de sua presença, por se tratar de um caso de saúde pública.
O presidente agradeceu a presença de todos e o empenho dos representantes da cidade de Barretos em participar da reunião do comitê e salientou a importância em relação aos possíveis esclarecimentos sobre o que pode ser feito para sanar a epidemia do município. Carlos Patrício se mostrou preocupado com o número e casos de dengue na cidade (403 confirmados até 10/06) e disse ser preciso tomar alguma medida mais emergente para que se tenha o aumento. Solicitou que o secretário da Saúde colocasse o que foi tratado na reunião, enfatizando que “a atual administração está com dificuldades de entender e enxergar o quanto é necessário e urgente a contratação de mais agentes para atender a demanda”.
Marcelo Otaviano esclareceu que os responsáveis pela vigilância Epidemiológica de Barretos disseram ser imprescindível a contratação de novos agentes, em recente reunião na Secretaria da Saúde, sendo o assunto sobre a defasagem de funcionários retratada em jornal de circulação local.
O supervisor do Controle de Vetores informou que o setor ficará com apenas cinco agentes, pois os contratos de dois deles terminariam dia 11 de junho, e um agente está de férias.
A interlocutora de dengue de Barretos, disse que “quem decreta epidemia para a cidade é o próprio município que, pela situação, deveria estar com 20 agentes e, após passar o período critico, permaneceria com 15 agentes” A responsável pela vigilância epidemiológica do município esclareceu sobre a importância de novas contratações para suprir a demanda.
Diante da real situação e da ausência do prefeito na extraordinária, o presidente do Legislativo solicitou uma audiência com o mesmo, que foi marcada para o dia seguinte e da qual participaram os vereadores Ana Maria Plaza, Eliel Prioli e Pedro Terra, bem como representantes do comitê, o secretário municipal de Saúde, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, representantes regionais da Sucen, do GVS – Grupo de Vigilância Sanitária e do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica.
O prefeito Paulo David orientou a Secretaria Municipal de Saúde para realizar arrastões de terrenos e casas, recolher entulhos e controlar os criadouros do mosquito Aedes aegypti com a limpeza da cidade, e disse que “com a aprovação do PACS – Programa de Agente Comunitário de Saúde, pela Câmara Municipal, vai contratar 30 agentes de saúde para auxiliar os agentes do controle de vetores no trabalho ‘casa a casa’ e controlar a doença como foi feito no passado”.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro





DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

02 de abril de 2025

💙 2 DE ABRIL💙Vamos juntos promover a inclusão, o respeito e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Cada gesto faz a diferença!🔹Use azul e faça parte dessa causa🔹#MonteA...



Calendário das sessões 2025

26 de março de 2025

CALENDARIO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS EXERCÍCIO DE 2025JANEIRO- RECESSO LEGISLATIVOFEVEREIRO – DIAS 03 E 17MARÇO – DIAS 05 E 17ABRIL – DIAS 07 E 22MAIO – DIAS 05 E 19JUNHO – DIAS 02 E 16JULHO – DIA 07...









Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!